segunda-feira, 25 de maio de 2009

Notícia | Africa institui vice-presidência de branding

Rômulo Pinheiro, ex-sócio da Thymus e da BrandAnalytics, foi contratado para ocupar o novo cargo
(por Alexandre Zaghi Lemos )

Desde o mês passado, a Africa passou a veicular uma nova campanha institucional que promete: "Em época de crise, pague um e leve dois". É uma referência ao mote "Uma agência de publicidade que faz branding. Uma agência de branding que faz publicidade".

Esse movimento de institucionalizar um conceito que alega estar em seu escopo desde o início levou à contratação de Rômulo Pinheiro, que tem dez anos de experiência como consultor em empresas como a Thymus, da qual foi sócio e diretor geral, e a BrandAnalytics, como sócio e diretor de estratégia. Seu currículo também registra uma passagem pela Leo Burnett como consultor de branding.

"Pretendo instituir uma metodologia e uma sistematização para algo que a agência vem fazendo intuitivamente. O branding não é uma função empresarial, mas sim uma abordagem de gestão", resume Pinheiro, que ocupará a recém-criada vice-presidência de branding, com atuação transversal - ou seja, a agência não está criando um novo departamento. Sua missão é capacitar as áreas já existentes a pensar e a trabalhar sob uma nova perspectiva, com condições de cumprir a promessa que a Africa faz em sua campanha institucional.

"A palavra branding confunde muita gente e é usada para caracterizar diversas iniciativas. Branding é uma disciplina em formação, que não desperta a devida preocupação das agências de publicidade. Acreditamos que o trabalho do atendimento, do planejamento, da mídia, da criação e da produção podem ser alavancados a partir do branding", afirma.

Seu trabalho será iniciado com a formalização do conceito de branding que a Africa pretende praticar e sua disseminação pela equipe, incluindo a realização de cursos internos. "Nosso objetivo é que a Africa faça uma entrega mais completa e que os clientes percebam que a agência tem uma linguagem de branding instalada, e que a usa como lente para interpretar a opinião dos diversos públicos com os quais se relaciona - como os próprios anunciantes, o público, os fornecedores, os investidores", sustenta Pinheiro.


[Meio e Mensagem - 25/05/09]

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